Jornais

Início » Jornais

Infelizmente, quando descobriram que a informação era bom negócio, as verdades deixaram de ser relevantes. As acusações, nos jornais sensacionalistas, tendenciosos, sectários ou venais, começaram a ter manchetes com letras garrafais e ocupar páginas inteiras, e as retratações, quando necessárias, nunca tiveram os mesmos espaços; este tipo de jornalismo começou a ficar moralmente decadente quando a liberdade de imprensa oferecida pela democracia passou a desprezar fatos e não ouvir os dois lados da notícia. O jornalismo ético não comporta opiniões, elas devem estar reservadas aos leitores. Jornal não é lugar para opiniões pessoais, para exposição de narrativas militantes e/ou politicamente engajadas, não é instrumento para assassinar reputações, não é juiz das ocorrências por ele veiculadas. Um bom jornal publica notícias para que as pessoas leiam, comentem e divulguem. Jornal é exposição de fatos! 

Os Arquivos desta página destinam-se à divulgação de acervos documentais e registro de eventos que, no entender do mantenedor deste site, devem estar disponíveis ao público. No ano de 2002, sob a provocação do professor Oyama de Alencar Ramalho, houve a pretensão de criar o Centro Regional de Documentação das Vertentes – CRDV em São João del-Rei, cuja finalidade era capturar acervos documentais da região através da fotodigitalização e colocá-los à disposição dos pesquisadores. Os detalhes do empreendimento foram divulgados nas revistas da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Infelizmente não deu certo, conforme pode ser visto neste site, na seção Memórias (do Centro Regional de Documentação das Vertentes).

Agora, neste site, pode-se levar adiante a concretização do projeto original, ainda que de maneira bem mais modesta. Para inaugurar os arquivos será disponibilizado primeiramente o importante jornal republicano A Pátria Mineira que circulou em São João del-Rei, de 1889 a 1892, sob a orientação do esquecido e bravo cidadão Sebastião Sette e Câmara e onde também trabalhou como tipógrafo o então jovem Basílio de Magalhães, outro esquecido na comunidade são-joanense e alhures. A digitalização do jornal foi possível de ser realizada graças à generosidade da Prof.ª Betânia Maria Monteiro Guimarães que emprestou temporariamente a coleção de seu acervo pessoal, e aos trabalhos pacientes do professor Oyama de Alencar Ramalho e do fotógrafo João Ramalho Neto. Relembro que foi o nome do jornal A Pátria Mineira que inspirou a denominação deste site!

Jornal “A Pátria Mineira”

 

Jornal “O Correio”

 

Jornal “O Domingo”