Municípios vizinhos

Início » Fotos Antigas » Municípios vizinhos

Acredito que uma das razões de se preservar uma fotografia (ou qualquer obra artística) é a possibilidade e a felicidade de poder divulgá-la. A divulgação que aqui está sendo feita não tem caráter comercial, é exclusivamente informativa e cultural. Mesmo assim, em respeito ao trabalho de terceiros, por ocasião das postagens das fotografias contidas nesta categoria, esforços foram feitos para que as imagens tivessem os seus reais créditos, mesmo que elas já fossem de domínio público. Mas, muitas das vezes, por serem imagens antigas, a identificação do fotógrafo ou a qual acervo elas pertencem são informações difíceis de serem obtidas; diante destas dificuldades, são colocadas observações de que a fotografia é de autoria desconhecida ou que ignoramos quem seja o seu autor. No entanto, se alguma imagem aqui publicada não atender a estas condições, solicito a gentileza de que as pessoas interessadas se manifestem, fundamentando as suas observações através do e-mail do contato (acima, à direita), para que se possa fazer uma reavaliação, e, se for o caso, proceder as eventuais alterações.

Lira Ceciliana - Prados - MG (1931)
Lira Ceciliana - Prados - MG (1931)

No verso da foto, em bonita caligrafia, está registrado" "A Orchestra de Prados em 02 de abril de 1931 - Assentados: Adhemar Campos, violoncello; Floripes Reis, Fernando Santos, Getúlio Silva, violinos; Antônio Américo, maestro e violino; Paulo Américo, João de Paula Sousa, Olavo Caldas, violinos. No segundo plano: Alfredo Moura, contrabaixo; Mariquinhas Bananeira, soprano; Martha Costa, contralto; Francisco Almeida, tenor; Antônio Patrício, baixo; João Américo, contrabaixo. No terceiro plano: Viviano Moraes, pancadaria; Lolota Reis, Cecília Costa, flautas; Antônio Banaeira, clarineta; José Paulino de Souza, piston; Lamounier Campos, bombardino; José Galdino de Almeida, trompa. Faltam ainda uma soprano - Iracema Silva, e um trombone - Francisco Pereira. Olavo, Santoro e Alfredo não pertencem à corporação.". Foto: reprodução do acervo de Silvério Parada.

Lira Ceciliana - Prados-MG (1895)
Lira Ceciliana - Prados-MG (1895)

A Lira Ceciliana é uma entidade sem fins lucrativos, fundada no ano de 1858, por José Estêvão Marques da Costa (1843-1889); o fundador foi sucedido à frente da corporação musical por seu filho, Antônio Américo da Costa (1867-1944); Antônio Américo era compositor, professor e foi regente da Lira Ceciliana até a sua morte, sendo sucedido por Adhemar Campos Filho (1926-1997). Ademar, músico reconhecido, instrumentista, regente, arranjador e compositor, era profundo estudioso da música sacra mineira dos séculos XVIII e XIX; foi a partir do ano de 1977 que ele, em parceria com o Maestro Olivier Toni, então chefe do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, criou o afamado Festival de Música de Prados.

(Estas informações foram condensadas da página virtual da Prefeitura de Prados-MG - http://prados.mg.gov.br/lira-ceciliana/ - Fotografia: reprodução do acervo de Silvério Parada).

Prados - MG. c. de 1908
Prados - MG. c. de 1908

Antigo local de mineração, o arraial dos irmãos Prados, como tantos outros destas "muitas Minas", surgiu no início do século XVIII. Manoel e Félix Mendes do Prado, vindos de Taubaté – SP, foram os irmãos que iniciaram a exploração do ouro no local, no ano de 1704. Esta foto é de autoria ainda desconhecida e a data mais provável dela é o ano de 1908.