Eventos diversos (oficiais & informais)
Acredito que uma das razões de se preservar uma fotografia (ou qualquer obra artística) é a possibilidade e a felicidade de poder divulgá-la. A divulgação que aqui está sendo feita não tem caráter comercial, é exclusivamente informativa e cultural. Mesmo assim, em respeito ao trabalho de terceiros, por ocasião das postagens das fotografias contidas nesta categoria, esforços foram feitos para que as imagens tivessem os seus reais créditos, mesmo que elas já fossem de domínio público. Mas, muitas das vezes, por serem imagens antigas, a identificação do fotógrafo ou a qual acervo elas pertencem são informações difíceis de serem obtidas; diante destas dificuldades, são colocadas observações de que a fotografia é de autoria desconhecida ou que ignoramos quem seja o seu autor. No entanto, se alguma imagem aqui publicada não atender a estas condições, solicito a gentileza de que as pessoas interessadas se manifestem, fundamentando as suas observações através do e-mail do contato (acima, à direita), para que se possa fazer uma reavaliação, e, se for o caso, proceder as eventuais alterações.
Banquete - Sede social do Minas Futebol Clube - S. João del-Rei - MG (1958) 1
No verso desta foto consta a seguinte informação manuscrita: "Flagrante do banquete offerecido ao Snr. Ministro da Guerra [Henrique Batista Duffles Teixeira Lott] no salão de festa da sede do Minas F. C. no dia 21 de abril de 1958". Reprodução de imagem do acervo do sr. Silvério Parada.
Banquete - Sede social do Minas Futebol Clube - S. João del-Rei - MG (1958) 2
No verso desta fotografia está manuscrito: "Banquete offerecido ao Snr. Marechal Henrique Duffles Teixeira Lott no salão de festa da grandiosa e luxuosa sede do Minas F. C. no dia 21 de abril de 1958". Reprodução de foto do acervo do sr. Silvério Parada.
Campanha Salve o Teatro Municipal - São João del-Rei - MG (Autor ignorado)
O Theatro Municipal de São João del-Rei, uma das mais importantes casas de espetáculos de MG, chegou aos anos 1990 abandonado e sem condições técnicas para receber abrigar a qualquer espetáculo. No ano de 1998, ocasião desta foto, foi idealizada e lançada por Adenor Luiz Simões Coelho a campanha "Acorda São João del-Rei, salve o Teatro Municipal!", que mobilizou a comunidade local, artistas, políticos e empresários de todo o Brasil para viabilizar a restauração e reintegração do Theatro Municipal no circuito cultural e artístico. A campanha foi vitoriosa. Naquele mesmo ano foi celebrado um convênio inicial entre o Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal, via então deputado federal Aécio Neves, para começar a reforma e restauração do Theatro. No ano de 2001 um projeto “Teatro Municipal de São João del-Rei: Recuperação e Modernização”, foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo, tendo como proponente o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei - IHG. Efetivamente, as obras tiveram início em 2002, através de parcerias do IHG de S. João del-Rei com o IEPHA/MG, Prefeitura Municipal de São João del-Rei, apoio da Companhia Vale do Rio Doce/Companhia Paulista de Ferro-ligas e patrocínio principal da Usiminas. No ano de 2003, através dos resultados de projetos que foram apresentados nas leis estadual e federal de incentivo á cultura, captados pelo IHG e administrados por Adenor Simões (confrade-coordenador de projetos da entidade), o Theatro Municipal de São João del-Rei foi reinaugurado, totalmente modernizado e equipado. Desde então, a Casa de Espetáculos vem cumprindo a missão de ser o palco difusor da arte e da cultura da cidade e região, nas suas mais diferentes formas. Esta foto mostra uma banda de música se apresentando na escadaria frontal ao Theatro, além de algumas crianças prontas para iniciar um passeio ciclístico em favor da causa; ao fundo, a faixa anuncia: "Acorda São João del-Rei, salve o Teatro Municipal!".
Encontro político no Caburu - São João del-Rei - MG (Acervo de Antônio Valle)
Esta foto registra um encontro (almoço) político na sede do antigo distrito de Caburu, atual distrito de São Gonçalo do Amarante, por ocasião da inauguração da estrada de terra São João del-Rei/Caburu, na gestão do então prefeito Dario Monteiro (da UDN). Sentados (à esquerda): 1. irmão do ferroviário Durval (cunhado do Dr. Expedito Ferreira, cirurgião dentista); 2. Antônio Valle; 3. Dr. Cid Rangel; 4. Prefeito Dario de Castro Monteiro; 5. José Lima (dono de tinturaria e militante político da UDN); 6. Sr. Lulu Campos (homem muito conceituado na cidade, trabalhava na casa de ferragens do sr. Manoel Azevedo, na Av. Rui Barbosa, próximo ao antigo Café Rio de Janeiro; 7. Carlos Rossito (era cabelereiro, com salão na rua Marechal Deodoro, em frente a Gruta Mineira-Restaurante do sr. Queiróz); 8. Celson Resende (farmacêutico); 9. Enéias Moraes (vereador e dono de uma torrefação de café); e 10. motorista de praça (o conhecido "1.030". Sentados à direita:1. Renato Nogueira (militante político-UDN); 2. Dr. Aristóteles Nascimento Teixeira - médico; 3. irmão do Celson Rezende (também farmacêutico); 4. (ainda não identificado); 5. Luiz Calvetti (militante político-UDN); 6. "Tetico" (funcionário da Cia. Têxtil Sanjoanense e irmão do expedicionário da FEB, sr. Joaquim Pinto - funcionário do INPS); 7. Conhecido como "Joaquim Bebê" (participante assíduo de festas religiosas e que chamava a atenção por puxar terços nas procissões com muita devoção) e 8. cambista de bilhetes de loteria, mais conhecido pelo apelido "Cobra". Esta imagem foi gentilmente cedida para esta página por Antônio Valle, que também ajudou a enumerar as pessoas que nela estão e que foram possíveis de serem identificadas. O pessoal que aparece em pé participava do diretório local da UDN, partido politico chefiado pelo dr. Mateus Salomé de Oliveira. Como a gestão do prefeito Dario de Castro Monteiro foi de 1951 a 1955, esta é a época da foto.
Inauguração de Monumento - São João del-Rei - MG (autor desconhecido)
Em 21 de abril de 1992, por ocasião da passagem dos 200 anos da execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um monumento alusivo à data foi inaugurado no Largo Tamandaré. Ao evento compareceram várias personalidades, como podemos visualizar nesta fotografia (da direita para a esquerda): Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Jairo Braga Machado (idealizador da homenagem), o casal Laís Medeiros e Euclides Garcia de Lima Filho, Rômulo Antônio Viegas, Aécio Neves, José Vicente Davin, Eduardo Azeredo...
Inauguração do Monumento à FEB - S. João del-Rei - MG (Acervo José A. Moreira)
No dia 22 de maio de 1969, com a presença do então Presidente da República, marechal Artur da Costa e Silva, foi inaugurado o Monumento aos Pracinhas Mineiros. Na oportunidade Costa e Silva discursou e recebeu o título de Cidadão Honorário São-joanense. No seu discurso, o presidente salientou aque as Forças Armadas "precisam reestruturar-se, reequipar-se e modernizar-se em face das crescentes responsabilidades do quadro interno, onde uma guerra revolucionária desesperada insiste em atuar em prejuízo do Brasil, para tentar esconder o sucesso dos dois governos da Revolução, sucesso que sacode todos os setores da vida nacional. (...) Nesta hora de mutações impressionantes em todo o mundo, é indispensável que as Forças Armadas se identifiquem inteiramente com a Nação. (...) Nesta hora, o dever das Forças Armadas consiste na integração nacional e na colocação de todo o seu potencial de forças e de idealismo a serviço da justiça social e do desenvolvimento do País, dentro da democracia e da liberdade. (...) A Revolução estará sempre dirigida contra a inação, a subversão e a corrupção, porque estão em jogo a felicidade e o bem-estar de mais de 90 milhões de brasileiros...". Nesta fotografia do acervo de José Augusto Moreira, autoridades estão no recém-inaugurado monumento, assistindo ao desfile da tropa do 11º RI (atual 11º BI Mth). Vê-se, ao fundo, alguns populares observando a cerimônia de dentro do adro da Igreja de São Gonçalo Garcia.
Inauguração do Monumento da FEB - S. João del-Rei - MG (autor desconhecido)
Esta foto, de 22 de maio de 1969, registra o momento em que autoridades seguem para a Praça dos Expedicionários, no centro de São João del-Rei, com a finalidade de inaugurar o Monumento aos Combatentes da Força Expedicionária Brasileira - FEB. Da esquerda para a direita podemos ver o governador de Minas Gerais, Israel Pinheiro da Silva, e o então Presidente da República, Marechal Artur da Costa e Silva.
Lançamento da pedra fundamental do Cristo Redentor - São João del-Rei - MG
Em 11 de fevereiro de 1934, às 15 horas, no Alto da Boa Vista, com bênção, pompa e circunstância, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do Monumento ao Cristo Redentor de São João del-Rei - MG; esta foto do acervo de Silvério Parada registrou o evento. Mais tarde, em 08 de dezembro de 1942, o monumento foi inaugurado; naquele dia, a população foi acordada com alvorada festiva. O Arcebispo de Mariana deu a benção e aconteceu a celebração de missa campal, acompanhada de coral de 120 vozes, orquestra, e descerramento de placa com revoada de pombos; aviões do aeroclube local davam espetáculos em vôos rasantes... (Para conhecer mais sobre este assunto recomenda-se a leitura da obra "História do Cristo Redentor de São João del-Rei" / Série Estudos Sanjoanenses, III - 1972, de Fábio Nelson Guimarães).
Marechal Lott, Ministro da Guerra, em São João del-Rei - MG (1958)
No verso da fotografia assim está escrito: "Snr. Ministro da Guerra [Henrique Batista Duffles Teixeira Lott] recebendo das mãos de um franciscano um presente do Ginásio Santo Antônio, no dia 21 de abril de 1958". Reprodução de fotografia do acervo do sr. Silvério Parada.
Plenário do IHG de São João del-Rei - MG, ano de 1999
Plenário do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei - MG, em 07 de fevereiro de 1999. Na primeira fila, da esquerda para a direita: José de Alencar Ávila Carvalho, Zione Mundim Godoy, (...), Daniel Alves; na segunda fila: Leda Pastorini Jurgilas, José Murilo Fernandes, (...), Aparecida de Ávila Carvalho, Maria José Dutra de Carvalho (Mara Ávila); na terceira e quarta filas: (...), Abgar Antônio Campos Tirado, Cláudio Salomé de Oliveira, (...), (...) José Mauricio de Carvalho, Euclides Garcia de Lima Filho, Salim Eustáquio; de pé: Adenor Simões Coelho, Marco Túlio Simões Coelho, Antônio Carlos de Melo (com o filho Vinicius ao colo), Álvaro Lopes, (...) e José Antônio de Ávila. Fotografia de João Ramalho Neto. OBS: as pessoas registradas com (...) ainda não foram possíveis de ser identificadas; gradualmente, assim que for possível, acrescentaremos o nome delas.
Procissão do Enterro - S. João del-Rei - Abril de 1985
Tenente-Coronel Bini Pereira, Octávio de Almeida Neves (irmão de Tancredo Neves) e Breno Belo Neves, em abril de 1985, na Procissão do Enterro, em São João del-Rei - MG. Naquele ano a presença do presidente eleito dr. Tancredo de Almeida Neves na Semana Santa da sua terra natal foi muito sentida; ele já estava internado e, como sabemos, veio a falecer logo depois, no dia 21 de abril. (Reprodução de foto de Jorge Araújo/Acervo de José Antônio de Ávila).
Reunião do IHG de São João del-Rei - MG - 1999
Sede do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei - MG, em 07 de fevereiro de 1999. Na ocasião acontecia a posse da nova presidência da casa e a escritora Helena Teixeira Martins entregava o seu livro "Sedes de Fazendas Mineiras - Campos das Vertentes, Séculos XVIII e XIX" para o acervo da biblioteca do IHG. À mesa estão Silvério Parada (atrás de Helena Teixeira Martins, perto da Bandeira do Brasil), José Alberto Ferreira, José Antônio de Ávila, o então prefeito Fernando Félix Vera Cruz, Lucinha Guimarães e Agostinho Guimarães. O fotógrafo João Ramalho Neto registra a cena (à direita); o casal que está sentado à direita é Leda Parstorini Jurgilas e Juozas Jurgilas (de óculos); a senhora de blusa estampada é Laís Medeiros Garcia de Lima.
Reunião política - São João del-Rei - MG (foto de João Ramalho Neto)
Reunião de partidários de Breno Lombardi, quando ele foi candidato a prefeito de São João del-Rei (e perdeu a eleição para Gerardo Cid de Castro Valério) . A foto é de junho de 1982, no Del Lagos, bar e restaurante do Chico (da Panificação Globo). Da esquerda para a direita, em pé: Pedro Parente, Roberto William de Carvalho (Petisqueirão), Sebastião Otávio de Moura ("Tião Frangão"), Jânia Costa, Mário Ratton, José Luiz Baccarini, Tancredo Augusto Tolentino Neves, Breno Lombardi, "Bosquinho da Ivone da Gruta" e Ilza Milagres (atrás de Breno), Osvaldo Santiago Lobosque (Vavá), Altamiro Braga, "Paulinho Sanica", José Oreine Teixeira, ( ? ), "Aurinha" (esposa de Breno) . Agachados: ( ? ), ( ? ), Wainer Ávila, ( ? ), ( ? ), Ruth do Nascimento Viegas (Ruthinha), Domingos Ramos Alves e Nilson (da Regional de Saúde). NOTA: para quem não foi possível ser identificado, há uma interrogação entre parênteses. Quem souber os nomes das pessoas faltantes, peço a gentileza de entrar em contato para que a identificação da foto posssa ser completada (utilizar o ícone CONTATO, logo acima da identificação da fotografia).
Sineiros de São João del-Rei - MG (acervo de Paulo Roberto Dangelo)
Esta foto registra a presença de sineiros de São João del-Rei reunidos na torre da Matriz do Pilar, durante a Semana Santa de 1974. Aqui estão, dentre outros: Venilton Batista Lopes - Marcio Zebu - Paulo Roberto Dangelo - Zé Rômulo - Murilo Neves - Elcio Apolinário - Demétrio Cabral e Hélio Alex (a imagem deste último está cortada). Reportando-me a um dos personagens da famosa obra "O Corcunda de Notre-Dame", de Vitor Hugo, lembro-me do Quasímodo, aquele corcunda sineiro da catedral francesa e que passou quase a sua vida na torre da catedral... Guardadas as devidas proporções, embora estes que aqui estão não sejam corcundas, eles bem que poderiam ser alegoricamente e respeitosamente chamados de "os quasímodos são-joanenses"! Em outros tempos foram estes artistas, e hoje são outros que os sucederam que nos trazem boas e profundas lembranças da nossa infância, daquele chamamento para os domingos de missa, para as festas de Natal e de passagem de anos... No entanto, infelizmente, ao contrário do famoso Corcunda criado por Vitor Hugo, os nossos sineiros quase nunca (ou nunca?!) são lembrados como deviam de ser; eles são os protagonistas de belos espetáculos visuais e sonoros, encenados lá no alto das nossoas torres sineiras, encantando a cidade e fazendo com que ela continue a ser reconhecida nacional e internacionalmente como "a terra onde os sinos falam". Muitos conhecem e já ouviram falar sobre o "Corcunda de Notre-Dame"... Será que alguém conhece bem sobre a vida e obra dos sineiros de São João del-Rei?
Tancredo Neves em São João del-Rei - MG (autor desconhecido)
Esta fotografia foi reproduzida do arquivo pessoal do radialista Geraldo José dos Santos, o "Geraldinho, do Jornal das 10", da Rádio São João. Na ocasião, 1985, de gravador em punho, Geraldinho entrevistava o presidente eleito Tancredo de Almeida Neves numa de suas últimas visitas a São João del-Rei. Na foto também estão: Rubens Resende, Osvaldo Santiago Lobosque, Pe. Luiz Zver, Nílzio Barbosa, Eduardo Fiche de Almeida, Mário da Cruz Ávila e outros.